quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fim de semana no Rio


Esse foi um fim de semana bem estilo turistão! Família veio visitar a gente, fiquei super feliz.

Sexta fomos ao aniversário da Mila, amiga também paulistana do Ju, na Urca e foi muito bom. A Urca é um bairro delícia. Pitoresco, charmoso, seguro, cheio de velhinhos, parece cidade de interior. A festa foi ótima, tinha uma banda sensacional (de uns amigos da Mila que vieram de SP) que só podia tocar até umas 22, 23hs por que lá o pessoal dorme cedo e os vizinhos jogam ovo! Rsrs....

Sábado fomos ao centro (e a Biblioteca Nacional não pode ser visitada aos sábados! Enfim...), Museu de Belas Artes, Municipal, Confeitaria Colombo... Depois fomos no Pão de Açúcar (confesso que fiquei com medo no bondinho...). O tempo não ajudou, mas valeu o passeio.

Domingo meu pai quis por que quis ir no Corcovado e realmente a visita é tudo! Quem acompanha o blog sabe que sou a paulistana das paulistanas, com o maior orgulho e tudo mais. Mas gente, o Rio é dos lugares mais maravilhosos do mundo. Aquela vista é de tirar o fôlego. E, por ser uma cidade tão linda que escrevo o seguinte:

A cidade está muito abandonada! Antes de pegarmos o trenzinho fomos até o Largo do Boticário. Eu acho o Cosme Velho dos bairros mais lindos do Rio. Aquelas casas antigas, a atmosfera século XIX... Bem, chegamos ao largo (que tinha tudo pra ser dos lugares mais bem cuidados, charmosos e tals) e tudo está detonado. Um abandono só. Uma tristeza.
Fora que custou "apenas" 20 reais pra estacionar na RUA. O moleque vem com aquele papinho, e a gente fica naquela situação... dá ou não dá o dinheiro. No fim, 2 minutos depois, ele já estava montado numa moto subindo morro acima.

A mesma impressão tive do Parque Lage. Um tempo atrás eu e o Ju fomos de bicicleta para os lados do Jardim Botânico e resolvemos entrar lá (com aquela minha insistência de quem faz de tudo pra entrar num casarão antigo). Também tudo mal cuidado, abandonado... triste.

Não sei como funciona essa parte de conservação do patrimônio histórico no Rio, mas, na boa, está lastimável. A cidade é maravilhosa, a parte antiga é linda e está tudo largado ao "Deus dará". Dá muita vontade de ajudar, de fazer alguma coisa pra melhorar. Alguém sabe se há algum órgão, ONG, etc. com esse fim?

Abaixo fotos do fim de semana, da cidade mais linda do Brasil.










3 comentários:

Daniela Freitas disse...

Lindas fotos! Não conheço muito o Rio, só fui uma vez para ver o Rock in Rio e nao conheci muito a cidade. Depois dessas fotos me deu vontade!!!!

cento e cinquenta anos disse...

Fernanda, que bom receber sua mensagem! li seu último post sobre o Rio e adorei. eu também acho que é a cidade mais bonita do mundo e concordo com vc que está muito abandonada. Estive na GV daí em janeiro só por um dia, calor e sol, realmente deslumbrante!
vamos manter contato,
gde beijo
Neta

Carol disse...

Sou carioca (daquelas ferrenhas) e acho que a minha opinião não vale muito, mas vamos lá.

Todos os dias quando saio de casa e passo pelo aterro do flamengo fico maravilhada com a paisagem. Não me canso da beleza da cidade.

Para mim Rio é uma daquelas cidades que a cada dia que vc olha te passa uma coisa diferente, te faz admirar a beleza, que é estonteante. Sou apaixonada pela minha cidade, e defensora dela SEMPRE.

Realmente as coisas estão abandonadas por aqui. Evidente que a culpa (maior) é dos políticos, mas os cariocas também tem culpa, pois não preservam a cidade.

Agora no Carnaval a cidade fica ainda melhor (ou pior, depende do ponto de vista). Carnaval no Rio não é só Sapucaí (pelo contrário!), desfilar pelos blocos da cidade é tudo1 Todo mundo fantasiado, dançando! Tudo de bom!!!!!